12/08/2011

Praça de São Pedro será totalmente restaurada no Vaticano



A praça de São Pedro, com a célebre colunata de Bernini, será totalmente restaurada para reencontrar o brilho do século 17, anunciou nesta sexta-feira (12) o jornal do Vaticano, "l'Osservatore Romano".
As obras, que já começaram em torno de uma parte da colunata barroca à esquerda da praça, devem durar 30 meses, para recuperar as cores e a beleza deste imenso conjunto em travertino, um tipo especial de calcário, informou ao jornal o diretor dos serviços técnicos da governadoria do Estado do Vaticano, Pier Carlo Cuscianna. Serão restauradas 376 colunas e pilastras, 140 estátuas, 1.200 metros de varandas e cornijas, as fontes gêmeas Clementina e Gregoriana, o obelisco egípcio no centro da praça, construída em 1586 por Sisto V. Até mesmo os lampadários, datando do século 19, em torno do obelisco passarão por reformas. Para "l'Osservatore Romano", a colunata é uma "criação artística de forte conteúdo alegórico, expressando o abraço ecumênico da Igreja Universal em todos os povos".
"Patrocinadores generosos" estão financiando estas obras importantes, declarou Cuscianna, sem revelar os nomes. As responsabilidades artística, científica e histórica dos trabalhos são de competência dos museus do Vaticano, dirigidos por Antonio Paolucci. Duas empresas italianas foram escolhidas para os trabalhos.

Fonte:

Folha de S Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O INCENSO NA MISSA

POR QUE SE USA O INCENSO NA MISSA? A maioria de nós vê o incenso nas missas solenes, mas não sabe o seu significado. O “queimar” incenso ou ...